Imagem Folheados

Imagem Folheados
Programa de afiliados, esta precisando de grana extra? venha conhecer as melhores formas de ganhar na Internet...

domingo, 13 de abril de 2014

INFÂNCIA LIVRE DE PROBLEMAS COM GLÚTEN...



A cada dez crianças brasileiras, uma tem alergia ao glúten, proteína vegetal presente no trigo, cevada (malte), centeio, aveia e derivados desses alimentos, o que configura a doença celíaca, de origem hereditária.

Para a chef de cozinha Carla Serrano, foi difícil descobrir que tinha esse problema de intolerância permanente. No início de 2011, após passar a adolescência com anemia persistente e dermatites, ela descobriu que tem dermatite herpetiforme de Duhring Brocq, doença de pele associada à sensibilidade do corpo à substância. “Sendo gastrônoma e confeiteira, foi um choque”, diz Carla.

Para lidar com o problema, ela criou um blog de receitas sem glúten  e passou a seguir uma dieta rigorosamente. “A doença é permanente e o único tratamento é uma alimentação livre dessa proteína para o resto da vida. Veja o lado bom: o meu ‘medicamento’ é a dieta. Tenho uma alimentação saudável  e não passo mais vontade. Quando quero comer algo, vou para a cozinha e preparo uma receita certa”, incentiva.

Devido à hereditariedade, crianças de famílias que tenham casos registrados precisam ir ao médico para fazer testes. Os sinais e os sintomas mais frequentes na infância – diarreia, distensão abdominal com presença excessiva de gases, cólicas abdominais, fezes ácidas que provocam assadura e perda de peso e de apetite.

“Existe uma graduação segundo a Escala de Marsh, que vai de 0 (normal) a 4 (quadro grave). Para descobrir o grau da doença, é necessário fazer o exame”, diz o gastroenterologista Flavio Steinwurz, do Hospital Israelita Albert Einstein.

“A doença autoimune provoca uma reação imunológica que atrofia a parede do intestino, e este, como consequência, não consegue mais absorver adequadamente os nutrientes. Com isto, o alimento mal digerido não é absorvido, há diarreia e a desnutrição associada”, complementa.

Tratamento

A dieta restritiva é o mais indicado para os celíacos: exclua o trigo, o centeio, a cevada (malte) e a aveia e faça o acompanhamento com a ajuda de um gastroenterologista e de um nutricionista. Também é preciso fazer exames de sangue e endoscopia com regularidade, estipulada pelos especialistas.

Apesar de a oferta de produtos elaborados com farinhas de arroz, milho e fécula de batata crescer a cada dia (e de a maioria dos itens convencionais ter aviso da presença de glúten), a dificuldade ainda existe. “Quando a criança se alimenta fora de casa e com alimentos industrializados, os pais precisam aumentar a vigilância”, diz Lucélia da Silva Costa, presidente da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra).

O motivo desse cuidado é claro: a variedade de opções em lanchonetes, restaurantes e outros locais dificulta o acompanhamento. Por exemplo, não pode comer nem a carne do hambúrguer que esteve em contato com o pão. Batatas fritas (que são naturalmente sem glúten) estão descartadas se forem preparadas na mesma fritadeira em que são fritos alimentos empanados (com a substância).

 “Nem todos os profissionais de cozinha e de hotelaria conhecem os riscos da contaminação cruzada. É necessário todo um cuidado com os equipamentos e os utensílios, que devem ser separados somente para esta finalidade”, diz Carla. A chef recomenda sempre estar prevenido. “Nunca saio de casa sem ter na bolsa lanchinhos: barrinhas sem glúten, frutas ou oleaginosas”, diz.

Dicas para o dia a dia

Veja dicas da Fenacelbra para que os pequenos não sofram os sintomas da intolerância ao glúten:

- Compre em padarias com locais separados para produção de alimentos sem glúten.
- Use esponjas de lavar louça separadas, evitando a contaminação por traços da substância.
- Não reaproveite o óleo usado para fritar alimentos com glúten.
- Não coloque no forno alimentos com e sem glúten ao mesmo tempo.
- Luvas cirúrgicas e preservativos podem ter farinha de trigo na embalagem.
- Atenção aos medicamentos: alguns têm farinha de trigo em sua composição.
- Lembre-se: a hóstia contém a substância.

Anote a receita

Que tal surpreender a criançada com uma sobremesa especial? A chef Carla Serrano compartilha uma receita prática de alfajor, sem glúten, que irá conquistar os pequenos.

Rendimento: cerca de 9 porções

Ingredientes: Ingredientes

1 xícara (chá) de leite em pó (100 g)
½ xícara (chá) de água (100 ml)
4 e ½ xícaras (chá) de amido de milho MAIZENA® (450 g)
1 xícara (chá) de açúcar refinado (160 g)
1 colher (chá) de fermento químico em pó (4 g)
½ xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente (90 g)
1 colher (chá) de raspas de limão (2 g)
1 lata de doce de leite (395 g)
Coco ralado para passar

Preparo:

Dissolva o leite em pó na água e junte todos os outros ingredientes, exceto o doce de leite e o coco. Amasse até obter uma massa homogênea, embrulhe em filme plástico e reserve na geladeira por 30 minutos. Abra a massa entre dois plásticos, até atingir 0,5 cm de espessura e corte círculos, com 6 cm de diâmetro cada. O rendimento é de cerca de 18 discos.

Coloque em uma assadeira sem untar e asse no forno preaquecido (180°C) por cerca de 20 minutos, sem dourar. Depois de frios, retire-os da assadeira com o auxílio de uma espátula. Recheie com o doce de leite e passe a lateral do alfajor no coco ralado. Embrulhe cada um em um pedaço de celofane.

Nenhum comentário: