A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.
Porém, o que vemos são ações coercitivas, representadas pelo poder e
autoritarismo dos professores, coordenação e direção, numa escala
hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que
acabam por refletir dentro da sala de aula.
Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a violência
doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho
branco têm levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma sociedade
justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em
iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme esses
modelos sociais.
Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao
próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e
integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no
projeto político pedagógico da instituição.
Muito se diz sobre o combate à violência, porém, levando ao pé da
letra, combater significa guerrear, bombardear, batalhar, o que não traz
um conceito correto para se revogar a mesma. As próprias instituições
públicas se utilizam desse conceito errôneo, princípio que deve ser o
motivador para a falta de engajamento dessas ações.
Aula motivadora que favorece a reflexão e o aprendizado
Levar esse tema para a sala de aula desde as séries iniciais é uma
forma de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas vidas,
oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação
social.
Com recortes de jornais e revistas, pesquisas, filmes, músicas,
desenhos animados, notícias televisivas, dentre outros, os professores
podem levantar discussões acerca do tema numa possível forma de criar um
ambiente de respeito ao próximo, considerando que todos os envolvidos
no processo educativo devem participar e se engajar nessa ação, para que
a mesma não se torne contraditória. E muito além das discussões e
momentos de reflexão, os professores devem propor soluções e análises
críticas acerca dos problemas a fim de que os alunos se percebam
capacitados para agir como cidadãos.
Afinal, a credibilidade e a confiança são as melhores formas de mostrar
para crianças e jovens que é possível vencer os desafios e problemas
que a vida apresenta
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